A filosofia desempenha um papel muito importante na vida quotidiana de diversas maneiras.
Embora, muitas vezes vista como apenas uma disciplina para diminuir as notas e consequentemente a média, filosofia através dos seus princípios e estratégias faz-nos crescer e ajuda nos a ver o mundo e toudo em geral de diferentes maneiras, também ensina como devemos agir, pensar, comunicar, refletir, decidir, argumentar entres outros.
Aqui estão alguns exemplos práticos da filosofia presentes ao longo do nosso dia a dia:



Reflexão sobre valores:
A filosofia pode ajudar a pessoa a refletir sobre seus valores, pensamentos, ações, ética e moral, permitindo assim que tome decisões mais conscientes, certas e éticas corretas na sua vida quotidiana.
Tomada de decisões:
A filosofia fornece ferramentas para avaliar e analisar diferentes pensamentos, ações e ideias, tendo em conta os prós e os contras. Deste modo, poderemos tomar melhores decisões mais sensatas, informadas e corretas.
Resolução de problemas éticos:
Ao enfrentar dilemas éticos no trabalho, em casa ou na sociedade, a filosofia pode ajudar a analisar os problemas e encontrar soluções justas, corretas eticamente e moralmente e se possível o mais agradável para todos os indivíduos envolvidos.
Pensamento crítico:
A filosofia promove o pensamento crítico, pois esta habilidade poderá ajudar a avaliar, analisar, questionar informações, identificar falácias e tomar decisões informadas e corretas em situações do dia a dia.
Comunicação eficaz:
Tanto na filosofia, como na vida é fundamental a clareza e a lógica na comunicação. A filosofia tende a melhorar a capacidade de expressar ideias e a argumentá-las da maneira mais, fácil, simples e eficaz, para ocasiões normais na nossa vida desde profissionais até as pessoais.
Questionamento:
A filosofia encoraja o questionamento de crenças, ideias, informações, para que não sejamos pessoas que acreditarão em tudo o que ouvem ou vem, dogmáticos. Assim a filosofia ajuda a termos uma mente mais curiosa e aberta, pronta para aprender e crescer.
Resolução de conflitos:
A filosofia oferece métodos de resolução de conflitos baseados na razão, no livre-arbítrio e na empatia, sempre avaliando e tendo em conta os dois lados do problema. Assim, a filosofia tenta encontrar soluções justas e duradouras.