Os maiores do mundo!

Sócrates

Sócrates ou também conhecido como o Pai da filosofia, nasceu em Atenas, Grécia, a 470 a.C. e faleceu a 399 a.C.. Filho de um escultor e uma parteira , Sócrates não tinha grandes posses económicas, andava com vestes rotas e pés descalços, olhos esbugalhados, era considerado o homem mais feio de Atenas, porém não era só a sua estranheza que chamava a atenção, mas sim o facto de ser inteligente.
Sócrates foi o principal filosofo na segunda fase da filosofia grega, também conhecida como filosofia socrática ou antropológica.
A partir desta nova ideologia, os filósofos começaram a pensar mais nos problemas relacionados com o indivíduo e a organização da humanidade, começando a assim questionar: o que é a Verdade?; o que é o Bem?; o que é a Justiça?.

René Descartes

René Descartes (1596-1650), filósofo, matemático e cientista francês, é conhecido como o pai da filosofia moderna. Sua famosa afirmação Cogito, ergo sum (Penso, logo existo) destaca sua ênfase na dúvida metódica para alcançar o conhecimento verdadeiro. Contribuiu significativamente para a geometria analítica ao introduzir coordenadas cartesianas, facilitando a representação gráfica de equações matemáticas. Sua obra "Discurso do Método" é crucial na história da filosofia e ciência. Descartes propôs uma teoria dualista mente-corpo, argumentando que são substâncias separadas interagindo pela glândula pineal. Sua influência persiste no debate sobre a natureza da mente. Viveu na Holanda, escrevendo muitas obras importantes, e faleceu em Estocolmo, Suécia, em 1650, deixando um legado duradouro.

David Hume

David Hume nasceu em Edimburgo, Escócia, nasceu a 7 de Maio de 1711 e faleceu a 25 de agosto de 1776 foi um filosofo, historiador, ensaísta e diplomata. Foi um dos filósofos modernos do iluminismo mais importantes. As suas ideologias foram tão revolucionárias que chegou a ser acusado de heresia pela igreja católica por ter ideias associadas ao ateísmo e ao ceticismo. Hume defendia que os empiristas é que estavam corretos na forma como adquiríamos conhecimento, a posteriori.

Immanuel Kant

Immanuel Kant (1724–1804), filósofo alemão, nasceu em Königsberg, Prússia Oriental. Desenvolveu o "Idealismo Transcendental", influenciando epistemologia, ética e estética. Sua obra central, "Crítica da Razão Pura" (1781), explora a natureza do conhecimento, destacando a influência das estruturas mentais a priori.Além da filosofia, Kant abordou teologia, ciência e história. Sua ética deontológica, apresentada na "Crítica da Razão Prática" (1788), introduz o imperativo categórico como base moral: a ação é correta se universalizável sem contradição.Outras obras relevantes incluem a "Crítica da Faculdade do Juízo" (1790), explorando estética e teleologia, e a "Fundamentação da Metafísica dos Costumes" (1785), detalhando sua ética deontológica.Kant exerceu impacto duradouro, moldando o pensamento filosófico. Suas contribuições são estudadas e debatidas em diversas disciplinas até hoje.

Platão

Platão nasceu a 427 a.C. e faleceu a 347 a.C. foi um filosofo grego e era considerado dos principais pensadores da sua época. Platão foi discípulo de Sócrates e professor de Aristóteles. Platão foi o primeiro filósofo a identificar a definição tradicional de conhecimento. Segundo ele conhecer é ter uma crença verdadeira justificada (definição tradicional de conhecimento).

Nicolau Maquiavel

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, no dia 03 de maio de 1469 e faleceu a 21 de junho de 1527. Foi um pensador, político, filósofo, historiador, diplomata, músico e escritor do renascimento.Ele é considerado o pai da filosofia política moderna devido a sua obra mais famosa, "O Príncipe". Esta nomenclatura é justificada por: ter tido uma abordagem empírica e realista; ter desvinculado a moral tradicional; ter focado na estabilidade política; ter separado a ética religiosa da autonomia política.

1 2 3 4 5 6 7
Loading...